Histórico
Vinculado à Fundação Biblioteca Nacional (FBN), órgão do Ministério da Cultura.
Sede Central: Casa de Leitura - RJ. Núcleos em todas as regiões do país.
Núcleo Regional da Baixada Santista - Sede: Universidade Santa Cecília (Santos).
Proler/BS - Núcleo Regional da Baixada Santista
Criado em 1994, por iniciativa da Dra Sílvia Ângela Teixeira Penteado, e da Dra Lúcia Teixeira, Reitora e Presidente da Universidade Santa Cecília respectivamente, que propuseram a parceria com o Proler para formação de um núcleo regional.
Objetivos e Abrangência
Desenvolve um programa com vistas à formação do leitor cidadão e, sendo assim, suas práticas passam pela escola, exigindo uma mudança pedagógica e um novo olhar da educação sobre a leitura encontrando extensão para além dos muros escolares.
Atua como uma política de leitura, com o objetivo de colaborar para qualificar as relações sociais através do incentivo a práticas leitoras conscientes.
O PROLER tem como base de seu trabalho, o envolvimento e comprometimento nas suas ações de Prefeituras Municipais, Secretarias de Cultura e de Educação, Fundações Culturais, Universidades e Faculdades, como também outras entidades da sociedade civil, além de empresas públicas e privadas.
O PROLER não substitui iniciativas, organismos ou os programas que se esgotaram ou estão em marcha. Propõe-se como esforço para alcançar, na prática, uma Política Nacional de Leitura.
Operacionalização
O Proler articula iniciativas de incentivo à leitura, assessora e apoia instituições e grupos que reconhecem a prática leitora, ser o caminho para participação do indivíduo no desenvolvimento econômico-social e na construção da cidadania.
A ação do Proler se desenvolve em cinco vertentes:
1. Formação de promotores de leitura em que o público principal é composto por professores das redes públicas.
2. Promoção de ações de leitura, englobando diversas práticas leitoras.
3. Promoção de ações estratégicas de articulação e de valorização do lugar político da leitura.
4. Produção, valorização e estímulo à criação de bibliotecas públicas.
5. Divulgação de informações sobre o tema leitura, disseminando-as em REDE.
Princípios Pedagógicos
O PROLER realiza os encontros de formação de recursos humanos para a promoção da leitura, que se organizam em perspectiva de aprofundamento e extensão.
O prazer de "ler" se constitui desde a mais tenra idade, quando as crianças se familiarizam com narrativas orais. Por isso, o Proler tem valorizado a formação de contadores de histórias.
O texto literário tem preferência para suscitar uma nova "relação amorosa" com a leitura.
Utilização de metodologia e recursos direcionados à valorização da relação texto-leitor-contexto.
A leitura não pode estar confinada às aulas de Línguas e Literatura e deve percorrer todo o espaço da aprendizagem.
O Proler recorre a especialistas de todo o país, oriundos de universidades diversas, núcleos de estudos, centros de pesquisa com competência reconhecida.
A formação de recursos humanos não pode se dar em reciclagens de poucos horas. É um processo continuado e sistemático a se desdobrar em atualização permanente.
O Proler tal como hoje é conhecido, coloca-se explicitamente a favor da leitura concebida como exercício permanente do homem em sociedade, que interage com as situações, amplia seus horizontes e se reposiciona face ao real.
A Assessoria do Proler da FBN não exclui outras iniciativas da região e de outros organismos. Almeja, neste item, articular e constituir a rede de informações sobre leitura.